Sobre mim

Ajudo bebés e crianças no seu desenvolvimento através dos sentidos e do brincar.

Margarida Sabino, terapeuta ocupacional pediátrica, a sorrir para a câmera.

Olhar o potencial da criança. Respeitar as suas diferenças individuais.

O meu nome é Margarida Sabino, sou terapeuta ocupacional especializada em pediatria e mãe babada da M. e do L.

A Integração Sensorial e o Neurodesenvolvimento Infantil são a minha grande paixão. O brincar, o floortime, a neurodiversidade e a neurocompatibilidade são parte essencial do meu trabalho como terapeuta.

Acompanhar o desenvolvimento das crianças e ajudá-las a tornarem-se mais autónomas, explorando todo o seu potencial através dos sentidos e do brincar, é onde encontro a minha verdadeira realização.

Acredito que o envolvimento da família é fundamental nesta jornada, por isso valorizo a colaboração com os pais. A parceria com a equipa terapêutica e educativa é também uma prioridade no meu trabalho.

Aqui poderá conhecer o meu percurso e ler artigos sobre temas que me apaixonam, tanto na perspectiva de terapeuta como de mãe.

Experiência Profissional

Ao longo dos últimos anos tenho desempenhado funções de coordenação, orientação e mentoria de terapeutas ocupacionais, assim como de formadora em várias edições de formação para profissionais de educação e pais. Ministrei três edições sobre Motricidade Fina e Escrita e dez edições sobre o Desenvolvimento da Criança dos 0 aos 6 anos, em parceria com uma terapeuta da fala e uma psicóloga. Além disso, colaborei com entidades educativas na formação e consultoria das suas equipas.

Bebés e crianças

Intervenção com crianças com PEA

Abordagem de Integração Sensorial de Ayres

Formação, consultoria e supervisão

Formação

Licenciei-me em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), onde também concluí o Mestrado em Terapia Ocupacional com Especialização em Integração Sensorial. No âmbito do mestrado, desenvolvi um projeto de investigação com o tema “O brincar e o processamento sensorial em crianças dos 36 aos 72 meses.”

Sou também pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela Universidade Católica Portuguesa (UCP).

O meu interesse pela especialização e atualização contínua tem-me levado a procurar novas formações. Até ao momento, concluí:

  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores
  • DIR 101: An introdution to DIR® and DIRFLOORTIME®
  • Curso Avançado em Avaliação e Intervenção precoce no Autismo
  • Curso Intensivo Disfunção de Integração Sensorial: trabalhar em equipa
  • Masterclass Avaliação da Terapia Ocupacional no Autismo
  • Autism Focused Intervention Modules:
    • Behavior Supports for Toddlers
    • Evidence-based practice overview: Parent-Implemented Intervention in the Home Setting
    • Evidence-based practice overview: Naturalistic Intervention for the Childhood Setting
    • Structured Play Groups
  • Curso BabySigns para Profissionais: nível I e II
  • Curso Suportar Crianças com dificuldades de Integração Sensorial na Alimentação
  • Integrated Sensory Toileting®: El papel del Terapeuta Ocupacional en el tratamiento de problemas de continencia y uso del inodoro
  • Integration Sensorial Y Autismo
  • Alimentación: Aprender a comer y los problemas de seletividad alimentaria
O QUE DIZEM OS PAIS
A Margarida e a minha filha são uma dupla e tanto, têm uma relação única. A minha pequena chegou às mãos da Margarida com cerca de 19 meses completamente mergulhada num caos sensorial. A Margarida literalmente arrancou-a do fundo do poço. Acabou de completar 5 anos, e hoje as suas questões sensoriais estão praticamente integradas, com alguns gatilhos é certo, mas estando a minha filhota perfeitamente munida de ferramentas para lhes dar a volta e conseguir reajustar-se! No nosso dia-a-dia vejo-a a reagir de determinada forma ou a ajustar-se de determinada maneira e parece que alguém me sussurra ao ouvido “olha ali o dedo da Margarida!…”. O grande desafio neste momento centra-se na aquisição de competências pré-escolares. Com a Margarida do nosso lado e restante equipa terapêutica, não me assusta de todo mais esta etapa.
Inês, mãe da S.

Todas as crianças têm em si o potencial para serem fantásticas. O nosso dever é criar um mundo no qual esse potencial possa florescer.
Stanley Greenspan